Virtualização de Servidores
A virtualização de servidores pode ser definida como o ato de executar vários servidores virtuais em uma só maquina física. Em outras palavras, consiste basicamente em rodar mais de um sistema operacional em uma mesma máquina, simulando assim diversas maquinas virtuais (Virtual Machines, ou VMs).
O objetivo é obter maior densidade de utilização de recursos como hardware e espaço, permitindo aos data centers atingiram a capacidade máxima, justamente por compartilharem os recursos físicos.
Vantagens da Virtualização
1. Redução de Custos
A virtualização demanda por menos custos de aquisição de componentes físicos, pois um mesmo servidor pode ser utilizado para diversos sistemas, além da redução do consumo de energia, porquanto um servidor à plena carga e outro sem carga consomem praticamente a mesma quantidade de energia.
2. Contribui para disponibilidade dos serviços
As ferramentas de virtualização disponíveis no mercado oferecem recursos específicos que facilitam a administração da disponibilidade, e que não são seriam possíveis em servidores físicos. São recursos como a migração em tempo real, migração de armazenamento, tolerância a falhas, e agendamento de recursos distribuídos.