O que é Outsourcing?
Como o próprio nome já diz, outsourcing de TI é a terceirização do controle de sistemas e da gestão relacionados à tecnologia de informação. Essa medida tem grande valor estratégico para as empresas, pois permite que seus processos de TI sejam desenvolvidos por uma equipe especializada sem precisar mexer na sua estrutura organizacional ou fazer novas contratações.
As expectativas para o mercado de outsourcing de TI são otimistas, com um crescimento esperado que inclusive supera o do mercado de TI total. De acordo com a IDC, o outsourcing deve ter um aumento de 10% nesse ano, impulsionado pelas pequenas e médias empresas. No Brasil, a desvalorização do real em relação ao dólar vem atraindo investimentos de empresas estrangeiras, impulsionando o crescimento da atividade no nosso país.
Vantagens
1. Expertise
Na maioria dos casos, fazer o outsourcing de TI significa que sua empresa poderá contar com uma equipe especializada em solucionar problemas e ter acesso a tecnologia de ponta.
Dessa forma, ao invés de ter aquele funcionário “faz tudo” e investir periodicamente na renovação de hardware e software, você terá um parceiro que acompanha a evolução do mercado e que já conhece bem o caminho das pedras ao prover soluções de TI.
2. Redução de custos
Como se pode imaginar, terceirizar o trabalho aos poucos fica quase sempre mais barato do que contratar funcionários permanentes em tempo integral. Assim, a empresa economiza tempo e dinheiro no recrutamento. Além disso, o lucro também será potencializado com menores gastos indiretos.
Se comparado ao custo de uma equipe e infraestrutura dedicada, a terceirização de TI traz uma enorme vantagem. Afinal, nesse modelo de trabalho, a empresa paga apenas o que usar. Ou seja, não há a necessidade de investir em equipamentos que nunca mais serão usados, já que a prestadora possui todo o necessário para os projetos e conhece os melhores fornecedores.